1ª Mostra Cinema Documental | Montemor-o-Novo 09

PROJECTO
A 1ª Mostra Documental de Montemor-o-Novo pretende afirmar-se como uma plataforma de projecção e debate consciencioso feito a partir do documento Cinematográfico. Nesta primeira mostra convergem diferentes pontos de vista sobre o mundo, a partir de um leque diversificado de filmes que atravessam um período situado entre os anos 60 e a actualidade. Um olhar exterior sobre a nossa cultura a partir de documentários como “Cenas de Luta de Classes em Portugal” de Robert Kramer, realizador que dedicou parte da sua obra ao estudo da sociedade portuguesa ou “Torre Bela” de Thomas Harlen sobre a ocupação da Herdade da Torre Bela no Ribatejo, através de um acutilante olhar político sobre uma época, uma utopia e as suas contradições. Paralelamente a esta visão exterior sobre cultura portuguesa uma outra de dentro para fora.
Um olhar de realizadores portugueses sobre o mundo e um olhar profundo sobre Portugal, feito a partir de filmes como “Bab Sebta” de Frederico Lobo e Pedro Pinho, “Nhô Simplício” de Pedro Conceição, “Outside” de Sérgio Cruz, “Gosto de ti como és” e “Queria Ser” de Silvia Firmino, “Um Pouco Mais que o Indiana” de Daniel Blaufuks ou “Jumate Jumate” de Diogo Costa Amarante entre muitos outros…

“Uma câmara na mão, uma ideia na cabeça, uma história no coração”
Miguel Littin

Catalogo 1ª Mostra Cinema Documental

Conferências
Pedro Grenha e João Bento

CONFERÊNCIAS
17 Julho 17:30
1º PAINEL
OS CONCEITOS DE DOCUMENTÁRIO
Relativização e contexto histórico Documentarismo, sua história, tendências recentes.
O contexto português. O cinema documentário de vocação etnográfica e a sua ligação com a representação da cultura popular de matriz rural e a identidade nacional. Cinematografia e Etnologia, o caso da Etno-ficção.
Orador: Catarina Alves Costa

18 Julho 18:30
2º PAINEL
REFLEXÕES SOBRE PORTUGAL.
Uma Visão Processual. Contextos sócio-políticos do país no período situado entre os anos
60 e a actualidade. Reflexos de um país em mudança. Imagens de um país: o documentário etnográfico como reflexo de políticas e mudanças.
Orador: Maria Clara Saraiva

19 Julho 18:45
3ºPAINEL
MOVIMENTAÇÕES NA ESTRUTURA SOCIAL E ESPACIAL
A cidade contestada: movimentos sociais e reestruturação do espaço urbano.
Experiência urbana e Bairros populares. Relação entre as transformações sociais e os modos de concepção e elaboração do espaço.
Orador: Teresa Fradique

Anúncios