Oficina > R.U.A.:

R.U.A.: REALIDADE URBANA AUMENTADA > Cartografias Inventadas
Orientação | Prof. Lilian Amaral (UNESP/BR)

Zonas de Compensação é um projecto organizado pelo GIIP – Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergência entre Arte, Ciência e Tecnologia do Instituto de Artes da UNESP –  Universidade Estadual Paulista em São Paulo, Brasil, no qual se inscreve a presente oficina. O objetivo do R.U.A.: Realidade Urbana Aumentada, concebido como uma Oficina/Residência Internacional Itinerante, é investigar as  transformações urbanas através de sistemas de cartografia social.

O Projeto de Oficina  R.U.A.:  é um disparador e um dispositivo a um só tempo, cujo objetivo é mapear  e ocupar territórios urbanos por meio de práticas artísticas que operem na convergência entre Arte, Ciência e Tecnologia. Projeto processual que desenvolve táticas que resultam em obra colaborativa porosa e aberta, que conecta as cidades de  São Paulo, Barcelona e Montemor-o-Novo, que por meio de memórias-paisagens dão início a configurações de cartografias inventadas.

Oficinas do Convento / BR :: AC / GIIP / UNESP / C.C.

Oficina R.U.A.: 

Instalação vídeo | Transitoriedades

 O discurso estético é desenhado a partir da projecção de imagem real captada em movimento, através da sua projeção no interior de uma câmara escura móvel.  A inversão de “sentidos” sugere uma espécie de reinvenção da ocupação dos lugares, refletindo a permeabilidade da cidade nos seus vários atravessamentos.

O mapa  de sons, reflexo da realidade actual, permite um (re)conhecimento social do território urbano através do mapeamento sonoro de espaços acústicos representativos. Uma intervenção de contato com contornos de estética relacional, construindo narrativas espaciais a partir de sons locativos, assinalando os fluxos e ruturas na dinâmica da cidade.

Câmara estenopeica instalada em Renault Trafic

Full HD, stéreo, 56’ (loop), 2012

Anúncios