Proposta de refuncionalização para o lagar do Pomarinho | Santiago do Escoural. Programa preliminar de intervenção museológica


Apresentação

A proposta aqui trazida à discussão apresenta-se como o esboço para um programa de intervenção e recuperação do património edificado partindo da legitimação do valor patrimonial do núcleo do antigo Lagar de Azeite – “Lagar do Pomarinho” – sito em Santiago do Escoural, concelho de Montemor-o-Novo. Subjacente a esta formulação surge a proposta de refuncionalização e musealização deste lugar enquanto espaço definido pela sua vida social, integrando a comunidade, o indivíduo, o espaço humanizado e edificado e o campo da memória social.

Em suma, este programa sugere uma proposta catalisadora de contributos vários. Através de uma intervenção desta natureza, ajustada ao local, pretende-se proceder à sua (re)apropriação através da aproximação das memórias do local com o local. Por outras palavras, pretende-se problematizar o complexo do Lagar e a sua envolvente contribuindo para a requalificação da malha urbana em interacção com o rural, devolvendo ao Lagar a sua dignidade estética e social.

Proposta_LagardoPomarinho



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s